Quarta-feira, 28/ Outubro/ 2020
Veja as ultimas Noticias
Corpo de Bombeiros já atendeu a mais de 1.800 ocorrências e SAMU quase 800, neste ano, em Morrinhos!!!

Corpo de Bombeiros já atendeu a mais de 1.800 ocorrências e SAMU quase 800, neste ano, em Morrinhos!!!

Os anjos do asfalto – como eu gosto de chamar os Bombeiros e o SAMU – não têm trégua, nem descanso. Os plantões são sempre carregados de tensão, estresse, correria e muita adrenalina.

samu-site-03Os socorristas do SAMU e do Corpo de Bombeiros devem estar prontos durante 24 horas do dia. Devem estar preparados para que, assim que o telefone tocar eles possam sair em nova missão.

E quase sempre esta missão é “salvar vidas”. Há muitas ocorrências de defesa e proteção do patrimônio, como por exemplo os combates aos incêndios; ou ainda os resgates de animais.

Mas, a maioria absoluta das ocorrências são para salvamento de acidentados no trânsito ou emergências clínicas, como mostram os números obtidos por nossa reportagem, e que você poderá conferir a seguir.

samu-site-01Eu até acho que o Corpo de Bombeiros e o SAMU atuam em ocorrências que nem são de sua obrigação, mas eles assim o fazem para atender com o máximo de qualidade a comunidade morrinhense.

É do Estado a obrigação de manter em funcionamento pleno o Corpo de Bombeiros. Mas, as dificuldades por que passa o estado fazem com que as prefeituras acabem colaborando com os heróis. Em alguns municípios goianos, infelizmente a atenção dada à corporação ainda deixa a desejar. Tanto o SAMU, quanto os Bombeiros ainda passam por dificuldades enormes de estrutura logística em alguns municípios, onde estão instalados. Na maioria das vezes a população não fica sabendo disso. Discretos eles quase não comentam sobre estas situações.

Socorrista realiza parto dentro da viatura do SAMU

Socorrista realiza parto dentro da viatura do SAMU

SAMU

Na manhã de sexta-feira, 28/10/16, nossa reportagem recebeu a informação sobre o número oficial de ocorrências que foram atendidas pelo SAMU, neste ano no município de Morrinhos.

O levantamento a nós apresentado mostra que até o dia 27 de outubro foram 785 ocorrências. Ainda não conseguimos o detalhamento dessas ocorrências. Portanto, sabemos informar que elas foram de natureza diversa.

BOMBEIROS

Apuramos ainda que o Corpo de Bombeiros atendeu nos 09 primeiros meses de 2016 a mais de 06 ocorrência por dia, em média, sendo exatas 6,58 ocorrências diárias, em Morrinhos, neste ano.

zap-celeiro-novoAS OCORRÊNCIAS

No total foram 1.804 ocorrências de todas as naturezas, atendidas pelo Corpo de Bombeiros em Morrinhos no período entre janeiro e setembro de 2016, segundo dados oficiais da Corporação.

HORÁRIO MAIS MOVIMENTADO

As 10 horas da manhã é o momento em que mais acontecem chamadas ao Fone 193 do Corpo de Bombeiros em Morrinhos. Também há muitas ocorrências às 19, 16 e 14 horas – respectivamente.

OS DIAS MAIS MOVIMENTADOS

Sábado é o dia campeão de ocorrências, quando os bombeiros são muito acionados para resgate de acidentados. Em seguida aparece na relação o domingo, a sexta-feira e depois a segunda-feira.

cem-udi-04O MÊS MAIS MOVIMENTADO

MAIO continua sendo o mês mais movimentado para o Corpo de Bombeiros neste ano. Nada menos que 280 ocorrências foram registradas pela corporação.

Logo na sequência aparece o mês de março, com 226 ocorrências diversas. Em julho foram 222 e em agosto 208 ocorrências de natureza variada. Em setembro foram 201. Em todas elas houve a atuação rápida do Corpo de Bombeiros.

acid-moto-x-moto-02A OCORRÊNCIA MAIS COMUM

Como já dissemos, os resgates são a maioria absoluta das ocorrências. Das 1804, nada menos que 1179 foram desta natureza: “resgate”.

Foram 228 ações preventivas; 173 combates aos incêndios florestais; 138 ocorrências de busca e salvamento; 83 combates aos incêndios no perímetro urbano; 02 apoios à defesa civil e 01 ocorrência relacionada a produtos perigosos.

parto-01

Equipe dos Bombeiros realiza parto dentro da viatura

O BAIRRO COM MAIS OCORRÊNCIAS

O setor central é onde acontece a maioria das ocorrências. Foram 455 neste ano.

Depois aparece a zona, com 200 ocorrências.

Em seguida está o setor Aeroporto com 109 atuações e o Morro da Saudade, com 91 ocorrências registradas.

O setor São Francisco de Assis aparece com 81 ocorrências e o setor Cristo Redentor, com 69. Depois aparece o setor Noroeste, com 62 ocorrências.

inc-pneu-01MUITAS OCORRÊNCIAS

Sem dúvida são números que impressionam, até pelo tamanho de Morrinhos.

São quase 7 ocorrências diárias, em média, em 2016.

Se levarmos em consideração que o SAMU atenda ao menos a metade disso, serão no mínimo 10 ocorrências por dia, em média. Repito, ainda não temos os números oficiais do SAMU neste 2016.

Da redação, por Leonardo Costa. Fonte: Corpo de Bombeiros

samu-site-02

Parte da equipe do SAMU em Morrinhos

samu-site-05

Parte da equipe do SAMU em Morrinhos

Parto realizado na viatura dos Bombeiros

Parto realizado na viatura dos Bombeiros

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

%d bloggers like this: