O delegado Fabiano Jacomellis segue aguardando informações técnicas da montadora inglesa Land Rover, fabricante do veículo Range Rover Sport HSE SD V6, no qual se acidentou o cantor Cristiano Araújo, no município de Morrinhos, na madrugada do dia 24 de junho. Publicado na terça-feira, 14 de Julho de 2015
Na segunda-feira, 6 de julho foi realizada a retirada dos dados da “caixa preta” do carro do cantor.
Todas as informações técnicas possíveis de ser extraídas foram retiradas do equipamento, na cidade de São Paulo sob a supervisão de autoridades, entre elas, o delegado titular de Morrinhos, que preside o inquérito.
Todas essas informações foram enviadas à sede da montadora na Inglaterra. Lá os técnicos ingleses farão a análise e interpretação dos dados técnicos registrados no aparelho e produzirão um laudo.
Tais informações serão cruzadas com outras e tudo isso poderá ajudar o delegado a definir o que realmente causou o acidente fatal. Não existe ainda uma previsão de quando este laudo será produzido e enviado ao delegado morrinhense.
Espera-se que a Land Rover consiga informar qual a real velocidade em que o veículo trafegava no momento do acidente, se os freios foram acionados pelo condutor, ou outra informação que possa corroborar com estouro, ou qualquer problema em algum pneu ou roda do carro.
Em depoimento o motorista do carro e o empresário, que sobreviveram ao acidente relataram que um dos pneus traseiros estourou. Isso poderia ter provocado a saída de pista e capotamento.
O delegado segue analisando todas as informações que colheu para produzir o relatório final do inquérito que preside desde o dia da morte do cantor. (Da redação, por Leonardo Costa – Terça-feira, 14 de julho, 2015)
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DELEGADO OUVE SOBREVIVENTES DO ACIDENTE
Publicado na segunda-feira, 29 de Junho de 2015
Na tarde de segunda-feira, 29/06, o delegado de Polícia Civil, titular em Morrinhos Goiás, Dr. Fabiano Jacomellis ouviu Vítor Leonardo, primo e empresário de Cristiano Araújo, e sobrevivente do acidente que vitimou o cantor e a namorada dele, Allana Moraes.
No dia anterior, domingo, 28/06, o delegado ouviu o condutor do veículo, Ronaldo Miranda.
Abaixo, veja fotos do carro e da roda apreendida.
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CARRO PODERIA ESTAR A 160 KM/H
Publicado na segunda-feira, 29 de Junho de 2015
Um fato novo e muito importante levantado pelo competente delegado Fabiano Jacomellis é que ele apurou que o veículo percorreu um trecho de aproximadamente 57 quilômetros em 21 minutos, o que nos sugere uma velocidade média aproximada acima dos 160 quilômetros por hora.
O delegado teve acesso às imagens das câmeras de segurança da lanchonete do Posto Alvorada, à margem da BR-153, ainda no município de Goiatuba, e que mostram cenas do motorista Ronaldo Miranda e do empresário Vitor Leonardo entrando no local, pouco depois do término do show de Cristiano Araújo no Arraiá de Itumbiara.
Exatamente às 02h49 o veículo Range Rover deixou o Posto Alvorada e às 03h10 aconteceu o acidente. Portanto, em 21 minutos, o carro percorreu uma distância de quase 60 quilômetros, o que corresponde a uma velocidade acima dos 160 quilômetros por hora.
POLÍCIA TÉCNICA VOLTA A PERICIAR CARRO
Na tarde de segunda-feira, dia 29, peritos da polícia técnico científica vieram de Goiânia até o Posto da Polícia Rodoviária Federal, em Morrinhos para realizar nova investigação pericial no veículo Range Rover.
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TÉCNICOS DA LAND ROVER RETIRAM CENTRAL TECNOLÓGICA
Publicado na segunda-feira, 29 de Junho de 2015
Também estiveram no local os técnicos da revenda autorizada Land Rover no Brasil para retirada da central tecnológica do computador de bordo e que poderia ter guardado dados do veículo em trânsito e no momento do acidente – uma espécie de “caixa preta” – guardadas as devidas proporções.
Os técnicos vão levar o equipamento para São Paulo onde tentarão extrair tais dados de navegação do carro.
Se não conseguirem, o equipamento poderá até mesmo ser enviado para a Inglaterra, onde está a sede da Fábrica da Land Rover, que fabrica também o modelo Range Rover Sport HSE SD V6, usado por Cristiano e equipe na hora do acidente. Em último caso, os técnicos ingleses poderiam ajudar a extrair dados que possam auxiliar a investigação.
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MOTORISTA PRESTA DEPOIMENTO
Publicado na segunda-feira, 29 de Junho de 2015
O Motorista do carro, Ronaldo Miranda disse ao delegado Fabiano Jacomellis, em seu depoimento, que não ingeriu bebida alcoólica antes de dirigir – o que realmente ficou constatado no teste do bafômetro realizado pela Polícia Rodoviária Federal, logo após o acidente, ainda na BR-153 – o resultado foi 0,00 mg/l.
Ronaldo disse que não estava com sono e que não dormiu ao volante. Disse que não estava manuseando telefone celular.
O motorista admitiu que estava trafegando acima da velocidade permitida naquele trecho da rodovia (110 Km/h), mas, não soube precisar a que velocidade estava dirigindo.
Ronaldo contou ao delegado Jacomellis que a viagem seguia tranquila quando de repente ele ouviu um barulho característico de pneu murcho rodando sobre o asfalto e que só teve tempo de dizer o pneu estourou. Imediatamente ele perdeu completamente o controle do carro que saiu da pista e capotou.
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RODAS FORAM TROCADAS
O condutor ainda confirmou que as rodas do carro não eram as originais de fábrica. Elas foram substituída por outras, que seguindo o motorista eram mais bonitas que as originais e que foram presenteadas por um amigo do cantor.
Roda apresenta vários pontos de solda – NÃO eram as originais de fábrica
Roda apresenta vários pontos de solda – Foram dadas de presente por um amigo de Cristiano
PRIMO DO CANTOR TAMBÉM PRESTA DEPOIMENTO
Vítor Leonardo também disse ao delegado que o motorista não estava ao celular e que de repente ouviu o grito de Ronaldo dizendo: “o pneu estourou”, e em seguida o carro saiu a pista e capotou.
A divergência nos depoimentos é que Vítor disse que o motorista não estava dirigindo em alta velocidade, contrariando o que o próprio Ronaldo admitiu ao delegado em depoimento.
EMPRESÁRIO CONFIRMA: CRISTIANO ARAÚJO E ALLANA NÃO USAVAM CINTO DE SEGURANÇA
Outro ponto importante do depoimento de Vítor Leonardo é que ele confirmou ao Dr. Fabiano Jacomellis que Cristiano Araújo e Allana Moraes não estavam usando os cintos de segurança.
Com isso, a desconfiança passa a ser uma certeza.
Este dado ainda será confirmado tecnicamente após apresentação de Laudo que está sendo elaborado pela Polícia Técnico Científica e o IML que realizaram exame cadavérico nas duas vítimas.
RODA DO CARRO FOI APREENDIDA
O delegado Fabiano Jacomellis segue levantando mais informações sobre o acidente na tentativa de desvendar o que realmente provocou a saída de pista do veículo e a morte de Cristiano Araújo e Allana Moraes.
A roda traseira direita que tem ao menos 9 sinais de solda foi apreendida e está na delegacia de Morrinhos.
Ela já foi submetida às primeiras avaliações e ainda poderá ser periciada novamente.
O Correio Sul Goiano segue acompanhando as investigações chefiadas pelo Dr. Fabiano Jacomellis, delegado titular de Polícia Civil, em Morrinhos. (Da redação, por Leonardo Costa, com informações do delegado Fabiano Jacomellis e da Polícia Rodoviária Federal)
Roda traseira esquerda – para que você veja o modelo usado – não são as originais de fábrica
Parte traseira e a frente do carro absorveram o grande impacto – como deve ser mesmo. Esta é a função destas partes, em casos de acidente – dizem os especialistas
Célula de sobrevivência ficou preservada. Passageiros deveriam estar presos aos bancos de tras, pelo cinto de segurança, mas, não estavam, conforme confirmou Vítor Leonardo, empresário e primo de Cristiano
Célula de sobrevivência ficou preservada. Air Bags foram acionados, mas Cristiano e Allana não usavam o cinto de segurança, conforme confirmou Vítor Leonardo, empresário e primo de Cristiano
Célula de sobrevivência ficou preservada. Passageiros deveriam estar presos aos bancos pelo cinto de segurança, mas, não estavam, conforme confirmou Vítor Leonardo, empresário e primo de Cristiano
Célula de sobrevivência ficou preservada. Passageiros deveriam estar presos aos bancos pelo cinto de segurança, mas, não estavam, conforme confirmou Vítor Leonardo, empresário e primo de Cristiano
Parte traseira e a frente do carro absorveram o grande impacto – como deve ser mesmo. Esta é a função destas partes, em casos de acidente – dizem os especialistas
Parte traseira e a frente do carro absorveram o grande impacto – como deve ser mesmo. Esta é a função destas partes, em casos de acidente – dizem os especialistas
Porta traseira direita da Range Rover foi arrancada durante o capotamento – Veja que todos os Air Bags foram acionados, inclusive os laterais e o que fica no teto do veículo
Roda dianteira direita também está toda quebrada após impacto do capotamento