Sábado, 5/ Dezembro/ 2020
Veja as ultimas Noticias
De novo! Mais uma fuga no presídio de Sarandi em Itumbiara! Veja o vídeo
Mais uma fuga em Sarandi

De novo! Mais uma fuga no presídio de Sarandi em Itumbiara! Veja o vídeo

A tarde de sexta-feira, 30/10, foi de muita tensão em Itumbiara. Mais uma fuga foi registrada no presídio de Sarandi.

Nossa redação já perdeu a conta de quantas fugas aconteceram nas cadeias e presídios de Goiás neste ano, e especialmente no referido presídio de Sarandi.

3

É um absurdo o que acontece com o sistema carcerário em Goiás, que reflete o que acontece em todo o país.

É mesmo um sistema que beira à falência, pois não recupera, não respeita os detentos e as cadeias acabam se transformando em verdadeiras “Universidades do Crime”, quase que “pós-graduando” para a bandidagem, os que deveriam ser recuperados.

16

FUGA EM ITUMBIARA – DE NOVO!

Bem no início da tarde de sexta-feira, dia 30 de outubro, detentos do presídio de Itumbiara deram início a mais uma rebelião no local.

As primeiras informações que chegaram à nossa redação ainda são imprecisas e dão conta de que numa ala que abriga mais de 200 presos, alguns estavam armados com revólveres e pistolas, e renderam um agente, dando início à fuga.

Até a publicação desta matéria a direção do presídio e a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária – SEAP não haviam divulgado o número de foragidos, mas fomos informados de que ao menos 15 conseguiram escapar – número que precisa ser confirmado.

5

TIROS NO PRESÍDIO DURANTE FUGA

Também apuramos que houve disparos de arma de fogo dentro do presídio para cobertura dos que iniciaram a fuga, com os agentes revidando.

Abaixo, veja vídeo enviado por leitor de nosso site, via WhatsApp. Policiais e Bombeiros trabalhando para conter o fogo e controlar a rebelião dentro do presídio. 

FORÇA TAREFA EM AÇÃO

Assim que as autoridades foram informadas os grupos especiais foram acionados: Grupo de Patrulhamento Tático – GPT; Grupo de Radio Patrulha Aérea – GRAER; Grupo de Operações Regional, do Sistema Prisional do Estado de Goiás – GORE; Grupo de Operações Penitenciárias – GOPE; Polícia Militar e Polícia Civil.

Os presos destruíram quase que por completo a ala onde teve início a rebelião.

Eles colocaram fogo em colchões e cobraram uma alimentação melhor.

Celeiro Site Novo - 01

SMARTPHONES NO PRESÍDIO???

Os detentos trocaram mensagens via aplicativo WhatsApp e quando perceberam a chegada das polícias pediram a presença da imprensa e dos Direitos Humanos.

Do lado de fora, parentes dos presos complicaram ainda mais a situação. Alguns invadiram uma área interditada e como se fossem vândalos atiraram pedras contra os policiais, precisando ser contidos pela força policial que a situação requereu.

Mercotintas Banner Site - 01

DETENTOS DESTROEM ALA DO PRESÍDIO

Os presos destruíram toda a ala onde teve início a rebelião. Apenas à noite a situação parecia mesmo ter sido controlada.

Quase 10 horas após o início do motim, pouco depois das 21h00, os detentos foram deslocados para o pátio para que fosse feita a contagem deles e o remanejamento para outras celas.

7

MORRINHOS PODE RECEBER PRESOS TRANSFERIDOS

Vários detentos serão e ou foram transferidos de forma provisória para presídios da região, entre eles Goiatuba, Morrinhos, Caldas Novas e Catalão.

Nossa reportagem apurou que 15 foram encaminhados para Goiatuba, mas, ainda não conseguimos confirmar o número de detentos que foram trazidos de Itumbiara para Morrinhos. Temos a informação de que viriam 10, mas, não conseguimos confirmar.

4

SUPERLOTAÇÃO

Atualmente o presídio de Sarandi, em Itumbiara tem cerca de 450 presos, número muito superior a sua capacidade que é de 252 detentos.

Para piorar a situação, a destruição de uma das alas pode fazer aumentar ainda mais a superlotação. É por isso que vários estão sendo transferidos para outros municípios da região, inclusive Morrinhos.

Abaixo, clique em Like para compartilhar esta notícia 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

%d bloggers like this: