Quarta-feira, 21/ Novembro/ 2018
Veja as ultimas Noticias
GRIPE A – Senhora de 91 anos, moradora de uma chácara, em Morrinhos morre em consequência da Influenza A, H1N1

GRIPE A – Senhora de 91 anos, moradora de uma chácara, em Morrinhos morre em consequência da Influenza A, H1N1

O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, publicado na segunda-feira, dia 16 de abril, confirmou que 13 pessoas já morreram em consequência da Gripe do grupo Influenza A, H1N1, neste ano de 2018.

Infelizmente, um dos 03 casos mais recentes foi registrado em Morrinhos. Os outros 02 foram registrados na região sudoeste do estado, na cidade de Rio Verde.

A MORTE REGISTRADA EM MORRINHOS

Trata-se de uma senhora de 91 anos, Maria Guimarães, que morava em uma chácara.

A primeira informação fornecida aos meios de comunicação é de que ela morava no setor Santa Terezinha. Não era!!! A informação foi corrigida.

Ela morava em uma chácara atrás do setor São Francisco de Assis – a chamada Chácara do “Negrinho”.

A mulher deu entrada no Hospital Municipal de Morrinhos no dia 03 de abril, com sintomas de gripe.

Com a suspeita de H1N1, ela foi encaminhada a Goiânia. Maria Guimarães foi submetida ao tratamento recomendado, mas, infelizmente, no dia 07 de abril, ela faleceu.

O resultado com a confirmação por H1N1 só foi liberado pelo laboratório na sexta-feira, dia 13 de abril, e a divulgação para a imprensa se deu na segunda-feira, dia 16/04/18.

É de praxe que em casos assim, haja um acompanhamento das autoridades de saúde junto à família e as pessoas que tiveram contato com a paciente.

Torna-se importante apurar como a paciente adquiriu a gripe A. Na maioria dos casos, quando a pessoa tem idade avançada e não sai de casa com frequência, ela adquire a gripe de alguém que esteja contaminado e vai até ela. O caso de Morrinhos ainda está sendo apurado.

MUITOS NÃO SE VACINARAM

Em 2017 sobraram vacinas da gripe em Goiás, pois muitas pessoas dos grupos de risco não foram aos postos de vacinação. Neste ano, com os vários casos registrados, as pessoas estão mais interessadas em se vacinar.

Em Morrinhos, a vacinação começou na sexta-feira, dia 13/04, assim como em todo o estado de Goiás, onde a vacinação foi antecipada.

O Secretário de Saúde de Morrinhos André Luiz confirmou que 5 casos suspeitos da H1N1 foram descartados por exames laboratoriais. Um sexto caso foi confirmado, em uma criança de 08 anos, que foi tratada e já se recuperou, sem complicações mais graves.

ONDE FORAM AS MORTES POR H1N1 EM GOIÁS

As mortes por H1N1, em Goiás foram registradas nas seguintes cidades:

Goiânia – 5

Trindade – 2

Rio Verde – 2

Anápolis – 1

Jaupaci – 1

Hidrolândia – 1

Morrinhos – 1

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

%d bloggers like this: