Sábado, 20/ Janeiro/ 2018
Veja as ultimas Noticias
HISTÓRICO!!! Tocha Olímpica passará por Morrinhos em 6 de maio de 2016

HISTÓRICO!!! Tocha Olímpica passará por Morrinhos em 6 de maio de 2016

Morrinhos receberá um dos maiores símbolos do esporte em toda a história da humanidade: a Tocha Olímpica oficial das Olimpíadas Rio 2016. Saiba mais sobre a Tocha no final desta página.

Para compartilhar esta notícia clique em CURTIR no fim desta página

O revezamento da tocha olímpica é um dos grandes momentos que antecedem os Jogos.

É por meio deste símbolo e de todos os valores que ele representa, que milhões de pessoas, a maioria vivendo em cidades diferentes daquela que sedia as Olimpíadas, sentem-se imediatamente conectadas ao maior evento esportivo do planeta e se emocionam com cada personagem que tem a honra de carregar a chama olímpica.

No Brasil, o primeiro país a receber uma edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos na América do Sul, o revezamento da tocha terá início no dia 3 de maio, em Brasília.

A partir desta data, a chama olímpica cumprirá um longo roteiro e passará por todas as capitais dos 26 estados, além do Distrito Federal.

No total, cerca de 500 cidades receberão a tocha antes da chama olímpica chegar ao Estádio do Maracanã, na noite do dia 5 de agosto de 2016, para que a pira olímpica seja acesa e os Jogos do Rio de Janeiro sejam abertos oficialmente.

DIA 6 DE MAIO MORRINHOS RECEBE A TOCHA OLÍMPICA

Morrinhos será uma das privilegiadas cidades que receberá a tocha olímpica. Ela passará por aqui no terceiro dia de revezamento, em 6 de maio.

Em Goiás apenas 13 cidades serão privilegiadas com este importante evento mundial.

Tudo ficou acertado na sexta-feira, 14/08/2015, durante reunião do prefeito de Morrinhos Rogério Troncoso e da professora Raquel Teixeira, secretária de educação, esporte, lazer e cultura de Goiás, com o então Ministro dos Esportes, George Hilton, e o General Marco Aurélio, Coordenador Executivo do Comitê Tocha Olímpica.

ministro

Após o encontro em agosto de 2015, Rogério Troncoso disse: “faremos uma grande festa em Morrinhos para receber a Tocha Olímpica das Olimpíadas Rio 2016”.

Na época, Rogério explicou que todo cidadão poderia se inscrever para carregar a Tocha Olímpica. Isso aconteceu e várias pessoas foram selecionadas para fazer a condução.

Além de Morrinhos as outras cidades que receberão a Tocha Olímpica são:

Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Anápolis, Itaberaí, Cidade de Goiás, Inhumas, Goiânia, Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba e Caldas Novas.

EVENTO DE NÍVEL MUNDIAL EM MORRINHOS

Organizar o revezamento da tocha exige um amplo trabalho de logística e a integração de diversas pastas governamentais em vários níveis.

Por isso, na sexta-feira, 14/08/15, Goiânia realizou a segunda reunião interministerial de preparação para o revezamento da tocha olímpica. A primeira foi no dia 7 de agosto, em Aracaju/SE.

Goiás será o primeiro estado a receber a tocha olímpica depois da capital federal. O ministro do Esporte, George Hilton, foi um dos presentes no evento em Goiânia.

Além dele, participaram o governador de Goiás, Marconi Perillo; o vice-governador, José Éliton; o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Hélio de Souza; a secretária de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás, Raquel Teixeira; e o secretário geral da Presidência da República, José Claudenor;  e o General Marco Aurélio Vieira, diretor executivo de operações do Comitê Rio 2016, entre outras autoridades do governo federal e do governo do Estado de Goiás.

Também acompanharam o evento representantes das prefeituras de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Morrinhos, Caldas Novas, Corumbá de Goiás, Cidade de Goiás, Inhumas, Ipameri, Itaberaí, Piracanjuba, Pirenópolis e Trindade, as cidades pelas quais a tocha olímpica passará no estado de Goiás; além das irmãs e atletas goianas do ciclismo de pista Clemilda e Janildes Fernandes. As duas são contempladas pelo programa Bolsa-Atleta, na categoria Olímpica/Paraolímpica e defenderam o país em Jogos Olímpicos.

atletas

Clemilda disputou as edições de Pequim-2008  e Londres-2012 e sua irmã Janildes marcou presença em Sydney-2000, Atenas-2004 e Londres-2012. “Estou muito feliz e chego a arrepiar por saber que Goiás será o primeiro estado a receber a tocha. Espero ter a honra de ser uma das pessoas a carregá-la”, declarou Clemilda.

SAIBA MAIS SOBRE A TOCHA OLÍMPICA RIO 2016

tocha 1

SAIBA MAIS SOBRE A TOCHA EM TODAS AS OLIMPÍADAS

tocha 2

O ENCONTRO EM GOIÂNIA

Antes da abertura das reuniões técnicas para discutir a preparação para o revezamento da tocha olímpica, evento realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o ministro George Hilton visitou as instalações esportivas da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás – UFG – que receberam investimentos do governo federal.

O ministro, acompanhado pelo reitor da UFG, Prof. Orlando Afonso Valle do Amaral, conheceu o Centro de Lutas, que recebeu dois tapetes oficiais para o desenvolvimento da luta olímpica, e o Centro de Referência em Desenvolvimento do Halterofilismo Paralímpico, uma parceria da UFG com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Para o governador Marconi Perillo, a passagem da tocha olímpica por Goiás será uma grande oportunidade de o estado se mostrar para o Brasil e o mundo.

“Nós vamos pegar tudo o que temos de mais bonito em todas essas cidades e vamos levar às ruas para recepcionar a tocha olímpica. Também vamos levar o povo e os estudantes e vamos definir uma marca bonita para uma camiseta bem bacana para todos os alunos estarem vestidos com uma roupa padronizada. Eu me comprometo a fazer uma mídia junto com os prefeitos para divulgar a chegada da tocha”, assegurou o governador. (Fonte: Jornal do Brasil On Line)

A TOCHA QUE PASSARÁ POR MORRINHOS

tocha 3

MORRINHOS RECEBERÁ UM DOS MAIS TRADICIONAIS SÍMBOLOS DO ESPORTE EM TODOS OS TEMPOS

tocha 5

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*