Quarta-feira, 9/ Outubro/ 2024
Veja as ultimas Noticias
Ministro Paulo Guedes anuncia antecipação do 13º salário para beneficiários do INSS

Ministro Paulo Guedes anuncia antecipação do 13º salário para beneficiários do INSS

Pelo segundo ano consecutivo, os aposentados e pensionistas do INSS receberão o décimo terceiro salário de forma antecipada.

A notícia foi confirmada ontem, pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele disse que a medida será formalizada após a aprovação do Orçamento Geral da União deste ano, que deveria estar pronta desde o ano passado, mas não foi votada pelo Congresso até hoje.

Guedes explicou que o abono salarial já foi antecipado e que, assim que o Congresso aprovar o orçamento, será antecipado também o décimo terceiro, segundo ele *justamente dos mais frágeis, dos mais idosos, como fizemos da outra vez* – falou o ministro.

No ano passado, os beneficiários do INSS tiveram o décimo terceiro antecipado para abril como medida de ajuda à população mais afetada pela pandemia de covid-19.

Paulo Guedes deu a declaração após reunião com o deputado Daniel Freitas, relator da proposta de emenda à Constituição Emergencial na Câmara dos Deputados.

O texto da PEC foi aprovado ontem, em segundo turno pelo Senado, e já foi encaminhado para a Câmara, onde deve ser votado na próxima semana.

Paulo Guedes também anunciou que pretende reeditar o programa de suspensão de contratos e de redução de jornada, com redução proporcional de salários, que vigorou no ano passado. “No BEm, que é o programa de preservação de empregos, já estão sendo disparadas as novas bases. Então, tem mais coisa boa vindo por aí” – disse Paulo Guedes.

Chamado de Benefício Emergencial – BEm, o programa prevê que o trabalhador com contrato suspenso ou jornada reduzida receba a parcela do seguro-desemprego a que teria direito se fosse demitido em troca do corte no salário. Em troca, o empregador não pode demitir o trabalhador após o fim da ajuda pelo tempo em que o trabalhador recebeu o BEm.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*