Domingo, 21/ Julho/ 2019
Veja as ultimas Noticias
Morreu Jairo Borges de Oliveira, ex-prefeito de Goiatuba

Morreu Jairo Borges de Oliveira, ex-prefeito de Goiatuba

O domingo 03/05 foi de luto para a comunidade de Goiatuba. Era próximo das 4h30, quando o ex-prefeito da cidade, Jairo Borges de Oliveira, morreu aos 84 anos.

Um dos políticos mais populares da história recente de Goiatuba, Jairo Borges de Oliveira governou o município por 10 anos, em dois mandatos, entre 1983 e 1988, e depois entre 1993 e 1996.

Na foto abaixo, participa da premiação dos jogos estudantis goianos. Recebe o troféu de Campeão Geral, conquistado pelo Colégio Estadual de Goiatuba. Foto do Professor Lacordaire Constantino Ribeiro)

Jairo Borges - 06

Jairo Borges era natural de Joviânia e também foi prefeito naquela cidade, antes de mudar-se para Goiatuba.

Empresário do ramo de farmácia era balconista, mas, naquela época, nos anos 70 e 80 era popularmente chamado de “farmacêutico prático”, mesmo não tendo o curso universitário.

 

SAÚDE DEBILITADA

Jairo Borges tinha a saúde debilitada há alguns anos e lutava pela vida internado na Casa de Saúde São José, onde faleceu.

O velório foi dividido em duas etapas, sendo a primeira em Goiatuba na Sala de Homenagens Póstumas da Paz Universal, até o meio da tarde de domingo. Depois o corpo foi levado para Joviânia, onde foi velado até o final da tarde e em seguida sepultado.

PREFEITO ENTRE 1983 E 1988

Saiba algumas ações de Jairo Borges como prefeito de Goiatuba: Após ter cumprido mandato de prefeito na cidade de Joviânia, mudou-se para Goiatuba, onde trabalhou como farmacêutico prático. Candidatou-se pelo PMDB, sendo eleito prefeito com uma expressiva votação para exercer o cargo entre 1983 e 1988. Sua administração voltou-se principalmente para o bem estar social, o que não o impediu de promover obras de vulto em outras importantes áreas tais como: Criação de um Colégio e Campo de futebol no então Distrito do Porteirão; Término das obras do Ginásio de esportes e Cemitério Jardim das Acácias; Quadra de esportes polivalente; Vila Mutirão. Foi em seu mandato que inauguro a pavimentação asfáltica de Goiatuba até Joviânia feita pelo Governo do Estado; Aquisição de máquinas para a prefeitura; Foi incentivador da construção dos dois primeiros edifícios de apartamentos residenciais na cidade; Urbanizou e iluminou as Avenidas Iguaçu e Santa Catarina; Reativou a fábrica de artefatos de cimento; iluminou várias quadras de esporte; apoiou a instalação da Usina de Álcool Goiasa. Implantação de repetidoras das Tv’s Manchete e SBT; instalação da 3ª Cia da Policia Militar; instalação da telefonia DDD, em Porteirão; aquisição de uma “Vaca mecânica” para utilização de produção de leite de soja para as crianças; contribuiu para a instalação do Hospital Municipal de Goiatuba e construção de casas no Setor Bananeiras. Incentivou a Criação do Centro de Tradição e Cultura de Goiatuba. (Fonte: Wolney Tavares e site Goiás Interior)

PREFEITO ENTRE 1993 E 1996

Em seu segundo mandato como prefeito, entre 1993 e 1996 realizou importantíssima obra social; dotou o Setor Bananeiras de toda infraestrutura, desde energia elétrica até a distribuição de água tratada. Depois asfaltou todas as suas ruas do setor. Urbanizou, asfaltou e implantação rede de energia elétrica na Av. Olavo Bilac, com projeto de arborização. Implantação do Distrito Agroindustrial. Foi Jairo Borges que viabilizou, como prefeito, a municipalização da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba – FAFICH. Contribuiu para o estabelecimento das regionais da JUCEG e da Secretaria de Estado da AGRICULTURA. Viabilizou a implantação do sistema de telefonia celular no município; fez convenio para resolver o problema de linhas telefônicas comuns e implantação de telefonia por cabo de fibra óptica; o armazém graneleiro da CASEGO foi construído em seu mandato; criou a reserva de uma área para instalação da Escola Agrícola; levou a telefonia DDD ao então Distrito de Porteirão; iluminação da Av. B que liga o Setor Bananeiras ao Parque das Primaveras. Seu decidido, apoio ao trabalho de Reinaldo Coelho e outros, foi decisivo também para conquista do Campeonato Goiano de Futebol pelo Goiatuba E.C. (Fonte: Wolney Tavares e site Goiás Interior)

Mercotintas Banner Site - 01

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

%d bloggers like this: