Sexta-feira, 19/ Abril/ 2024
Veja as ultimas Noticias
O risco da cura: Começa em São Paulo testes em humanos com a Fosfoetanolamina

O risco da cura: Começa em São Paulo testes em humanos com a Fosfoetanolamina

Começou nesta segunda-feira, 25/07, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, o período de testes em humanos com a Fosfoetanolamina – um composto que ficou conhecido como “pílula do câncer”.

FASE INICIAL

Nesta fase inicial, a substância será avaliada em 10 pacientes para determinar a segurança da dose. Se a droga não apresentar efeitos colaterais, a pesquisa seguirá com mais 200 pacientes.

TIPOS DE CÂNCER

Dez tipos de câncer diferentes estão incluídos nos testes – ou seja, 21 indivíduos com cada um dos 10 tipos diferentes da doença receberão três comprimidos da Fosfoetanolamina.

Esta fase, na qual 210 pacientes participam da pesquisa deverá durar cerca de seis meses. O início dos testes foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde.

Os tipos de câncer que serão contemplados nos testes são: cabeça e pescoço, pulmão, mama, colo e reto, fígado, pâncreas, melanoma, gástrico, colo uterino e próstata.

fosfo2O QUE ACONTECERÁ

Se pelo menos três pacientes de cada um desses grupos de câncer apresentar uma melhora no quadro de saúde devido à pílula, o governo deverá liberar mais uma fase do estudo com a chamada de mais 80 indivíduos. No total, até mil pessoas poderão participar do processo. Toda a pesquisa deverá ser encerrada em dois anos.

Caso nenhum dos 210 pacientes iniciais apresentar qualquer melhora ou sintoma, o estudo será encerrado no prazo estipulado de até seis meses.

FOSFOETANOLAMINA

A substância, que começou a ser sintetizada por um pesquisador do Instituo de Química da USP de São Carlos no final da década de 1980, ainda não passou pelas etapas de pesquisa necessárias para o desenvolvimento de um medicamento, portanto não existem evidências científicas de que o produto seja eficaz no combate ao câncer ou seguro para o consumo humano, daí a necessidade de mais testes. Outras instituições pelo país têm feito pesquisas com animais.

4 perguntas e respostas sobre o caso da FOSFOETANOLAMINA

1) O que é? Uma substância que passou a ser produzida em laboratório por um pesquisador da USP, hoje aposentado, que acredita que ela seja capaz de tratar câncer.

2) Qual é a polêmica? Pessoas com câncer têm entrado na Justiça para obter o produto da USP, mas ele não passou pelos testes legalmente exigidos. A USP atendia à demanda somente porque era obrigada judicialmente.

3) Mas ela funciona contra o câncer? Cientificamente, não há como afirmar, porque os testes necessários não foram feitos. Ela foi distribuída para diferentes tipos de câncer, mas sem seguir evidências científicas de que isso seja adequado.

4) Que mal pode fazer usar esse produto? Como seus efeitos são desconhecidos, não há como excluir efeitos colaterais. O próprio pesquisador que descobriu como sintetizá-la admite que não sabe dizer que dosagem seria adequada para o tratamento de câncer.

Fonte: Reprodução do G1/Bem Estar (http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/07/testes-clinicos-com-fosfoetanolamina-comecam-nesta-segunda-feira-em-sp.html)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*