Sexta-feira, 4/ Dezembro/ 2020
Veja as ultimas Noticias
Passou!!! Redução da maioridade para 16 anos foi aprovada na Câmara dos Deputados

Passou!!! Redução da maioridade para 16 anos foi aprovada na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada de hoje, quinta-feira, 02/06, em primeiro turno, a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes hediondos, para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

Vinte e quatro deputados mudaram de opinião e permitiram a redução da maioridade.

camara mudou

O texto “mais brando” votado na referida sessão foi considerado uma “pedalada regimental” do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, para reverter a rejeição da proposta no dia anterior.

Na nova sessão, 323 deputados foram a favor, 155 deputados votaram contra a redução e houve ainda 2 abstenções. O texto ainda precisa passar pelo segundo turno de votação na Casa antes de ir para o Senado.

Na madrugada anterior outro texto que propunha a redução da maioridade foi rejeitado pela falta de 5 votos, pois, são necessários ao menos 308 votos para a aprovação de uma PEC – Proposta de Emenda Constitucional, e na noite anterior apenas 303 haviam sido favoráveis.

O texto aprovado na sessão desta quinta-feira prevê a redução da maioridade para 16 anos para jovens que cometerem crimes hediondos, como sequestro e estupro, homicídio doloso, com intenção de matar, ou lesão corporal seguida de morte

A diferença em relação ao texto derrotado na sessão anterior foi a retirada de tráfico de drogas, de terrorismo e de roubo qualificado do rol de crimes que fariam o jovem responder como um adulto.

A emenda aglutinativa foi acordada entre PMDB, líderes da oposição e deputados favoráveis à redução da maioridade penal, e sofreu críticas do PT, PC do B e PSOL, que são contra a redução da maioridade, mesmo nesses casos mais graves.

Nas falas que defendiam a redução da maioridade penal, diversos deputados chamavam o “clamor das ruas” em defesa da aprovação da redução.

Eles fazem alusão às pesquisas que revelam que próximo de 87% dos brasileiros apoiam a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

PRÓXIMOS PASSOS

O texto que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos da PEC 171/93, ainda deve passar por uma segunda votação na Câmara dos Deputados e por duas votações no Senado para que a Constituição seja alterada. (Fonte: site Uol)

Celeiro Site Novo - 01

Mercotintas Banner Site - 01

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

%d bloggers like this: