Quinta-feira, 18/ Abril/ 2024
Veja as ultimas Noticias
Polícia Civil faz ação em Goiatuba, Morrinhos, Pontalina, Caldas Novas e cumpre 75 mandados de prisão e apreensão

Polícia Civil faz ação em Goiatuba, Morrinhos, Pontalina, Caldas Novas e cumpre 75 mandados de prisão e apreensão

O delegado regional, Dr. Ricardo Torres Chueire informou ao Correio Sul Goiano que que a manhã está movimentada em Goiatuba nesta quinta-feira, 08/02/18.

A Delegacia de Polícia Civil, de Goiatuba, chefiada pelo Dr. Patrick Carniel cumpre 75 Mandados de Prisão Preventiva e de Busca e Apreensão contra pessoas que são investigadas com suspeita de integrarem uma facção criminosa que, de dentro da Cadeia Pública de Goiatuba, comandava a prática de uma série de crimes nas ruas da cidade, entre eles tráfico de drogas e vários delitos contra o patrimônio.

Abaixo veja equipes da PC chegando em Goiatuba no fim da madrugada

O Dr. Ricardo Chueire disse que a Operação conta com a participação de 60 policiais civis, entre agentes, escrivães e delegados.

É a “Operação Panóptico” – que resultou de um ano de investigações realizadas pela Delegacia de Goiatuba, tendo como alvo a tal facção criminosa paulista.

A ação policial é a primeira, em território goiano, a prender integrantes mulheres da tal organização. De acordo com o que foi apurado, as mulheres da agremiação criminosa tinham participação ativa e já acumulavam, até mesmo, funções de comando dentro da facção paulista.

Descobriu-se que o grupo atuante em Goiatuba fazia parte de uma organização de maior escala, que agia em todo o território goiano e possuía abrangência nacional.

Abaixo, suspeito é detido em Goiatuba

Além de Goiatuba, as diligências ocorrem em Pontalina, Caldas Novas, Morrinhos e no município de Dourados, no Mato Grosso do Sul.

A facção era estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas. Esse quadro de divisão de especialidades incluía grupos responsáveis pelo acondicionamento e vigilância das drogas, armas e atividades de tesouraria.

Ricardo Chueire contou que havia integrantes que se destinavam a efetuar cadastros de novos membros.

Abaixo, suspeito é detido em Goiatuba

A Polícia Civil apurou que a facção também possuía, entre seus componentes, um advogado, o qual militava em favor da organização. Ele teve participação em alguns crimes praticados pelo bando.

Os presos responderão pelo crime de organização criminosa, previsto no artigo 2º da lei 12.850/13, que estabelece pena de três a oito anos, sem prejuízo do aumento de pena pelas funções de comando, emprego de arma de fogo e aliciamento de menores. Também foram instaurados Inquéritos Policiais para a apuração dos crimes praticados pela organização.

Após procedimentos, os autuados serão recolhidos na Unidade Prisional de Goiatuba, onde ficarão à disposição da Justiça.

A Operação Panótico tem a participação da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC); Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc), Grupo Especial de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio (Gepatri), Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e 2ª Delegacia Distrital de Polícia (DDP), todas de Itumbiara, além das DDPs de Bom Jesus, Pontalina, Goiatuba, Morrinhos, Caldas Novas e Piracanjuba.

Durante as investigações, a PC de Goiatuba teve apoio irrestrito e trocou informações com a direção da Unidade Prisional do município.

As ordens de prisão e busca e apreensão foram decretadas pelo Poder Judiciário de Goiatuba após parecer favorável do MP, por meio do GAECO.

A Operação Panóptico completa um ciclo de investigações realizadas pela PCGO contra esta organização criminosa. Além dela, a Polícia Civil já havia realizado as Operações Esfacela, Insone e Descarrilamento.

Fonte: Polícia Civil – 6ª DRP – Delegado Ricardo Chueire

Patrocinando a informação

Patrocinando a informação

Patrocinando a informação

Patrocinando a informação

Patrocinando a informação

Patrocinando a informação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*