Sexta-feira, 4/ Dezembro/ 2020
Veja as ultimas Noticias
PONTE AFFONSO PENNA É REABERTA PARA TRÁFEGO DE VEÍCULOS, MAS COM RESTRIÇÕES

PONTE AFFONSO PENNA É REABERTA PARA TRÁFEGO DE VEÍCULOS, MAS COM RESTRIÇÕES

Pois é, o Correio Sul Goiano apurou que foi reaberta para receber o tráfego de veículos, na terça-feira, 03/11, a Ponte Affonso Penna, sobre o Rio Paranaíba, e que liga os municípios de Araporã-MG e Itumbiara-GO.
A histórica ponte é de madeira e sustentada por cabos de aço; tem 158 metros e foi construída entre 1908 e 1909, ano em que foi inaugurada, em 15 de novembro.
Em 1972, foi transferida para a Vila de Furnas, passando a ser usada apenas por carros de médio porte.
A ponte foi construída no design de Ponte Pênsil com estilo arquitetônico Arts & Crafts, Art Nouveau.
Ela permaneceu interditada por 75 dias, por determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
O Correio Sul Goiano foi informado que agora, o fluxo de veículos será controlado, podendo passar apenas um veículo de passeio por vez.
A decisão de liberar o tráfego dos veículos só foi tomada depois de uma vistoria realizada pela Equipe Técnica da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU – contratada pelos municípios de Araporã-MG e Itumbiara-GO.
Após a emissão do laudo ficou estabelecido que a Ponte Affonso Penna poderá receber o tráfego de veículos, desde que sejam obedecidas algumas recomendações e que haja segurança de controle.
Diante disso, foram implantadas cancelas e guaritas para realizar o controle do fluxo de veículos de forma mais eficiente. O funcionamento permanecerá pelas 24 horas do dia.
A Ponte Affonso Penna foi fechada no dia 17 de agosto depois que um laudo apresentado pelo IPHAN, em vistoria realizada na estrutura da ponte em 2018, junto com o corpo de Bombeiros, revelava que o tráfego de veículos representava perigo aos motoristas. Foi consequência de um acidente envolvendo uma carreta no ano de 2017, que provocou avarias em uma das vigas da ponte e fez com que parte do cabeamento de sustentação ficasse frouxa tencionando o cabeamento do lado oposto, colocando o peso de toda a estrutura sobre esses cabos, comprometendo assim, toda a segurança da ponte.
Agora, o laudo emitido pelos engenheiros da UFU diz que é seguro o tráfego controlado de veículos.
As prefeituras de Araporã e Itumbiara informaram que já estão providenciando os reparos necessários para garantir a trafegabilidade com segurança da ponte.
Leonardo Costa, da redação do Correio Sul Goiano
@correiosulgoiano – Instagram
/correiosulgoianooficial – Facebook
Fonte: Heber Arantes e DECOM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

%d bloggers like this: