Quinta-feira, 28/ Março/ 2024
Veja as ultimas Noticias
Prefeito e Presidente da Câmara promovem reunião com autoridades para discutir Segurança Pública em Morrinhos

Prefeito e Presidente da Câmara promovem reunião com autoridades para discutir Segurança Pública em Morrinhos

Aconteceu na tarde de sexta-feira, 31/03, importante reunião entre o Prefeito Rogério Troncoso, o presidente da Câmara, Wellington Dias, e demais vereadores, com as autoridades do setor de Segurança Pública, em Morrinhos.

OBS: Compartilhe esta notícia clicando em CURTIR no final desta página

EDITADAA - 01AUTORIDADES PRESENTES

Participaram o juiz de direito, Dr. Diego Custódio Borges; a representante do Ministério Público, Dra. Jonyse Figueiredo; o Comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Francisco Leônidas; o Capitão PM Weslei; o delegado titular, em Morrinhos, Dr. Fabiano Jacomelis, e representantes da comunidade local.

Entre outros, estavam presentes o presidente do Sindicato Rural de Morrinhos, Vinícius Cândido; o procurador geral do município, Dr. Rafael; empresários do meio rural e industrial, Paulo César Chiari; Vivaldo de Souza Machado; Evair Inocêncio e Leonildo Saran.

jaco 5PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

O encontro foi idealizado pelo presidente da Câmara, Wellington Dias, na segunda-feira, dia 27/03, quando foi ao quartel da PM fazer uma visita de cordialidade ao Major Leônidas e seus comandados.

Na oportunidade Wellington falou em nome de todos os seus colegas vereadores e colocou o Poder Legislativo local a disposição das polícias no sentido de auxiliar a resolver as possíveis carências ou demandas da corporação, em nossa cidade.

seg03 04Sabedor de que o prefeito Rogério Troncoso tem a mesma disponibilidade para este auxílio, o presidente da Câmara agendou com o Major Leônidas uma reunião para que o comandante pudesse falar ao prefeito e aos vereadores sobre o trabalho que atualmente é desenvolvido, e as ações que estão sendo tomadas para coibir as práticas criminosas que cresceram nos últimos meses, em todo o Brasil.

A partir disso, foram feitos os convites também para o delegado de Polícia Civil, o juiz de direito e a promotora, além de empresários e ruralistas.

Inicialmente marcada para a quarta-feira, 29/03, a reunião acabou acontecendo na tarde de sexta-feira, 31/03, por questões de agenda de todas as autoridades.

MAJOR LEÔNIDAS COMANDANTE DA 10ª CIPM

Durante o encontro, o Major Leônidas informou como estão sendo realizados os trabalhos da Companhia e sugeriu o que pode ser feito para auxiliar a PM.

jaco 9Entre outras sugestões, o Major Leônidas disse que seria muito importante uma exposição dos trabalhos de segurança nos meios de comunicação locais, difundindo como deve ser o comportamento do cidadão, do comerciante, do ruralista, e de todos, para evitar as situações que possam ternar as pessoas vítimas fáceis.

O comandante também sugeriu uma comissão de autoridades políticas, empresários e outras pessoas, para reivindicar melhorias junto às autoridades governamentais.

Falou ainda sobre o quanto seria importante a criação de uma Central de Flagrantes, em Morrinhos.

Posto Gil2Leônidas também ressaltou que é necessário que sejam feitas Ações no presídio local para retirar de lá possíveis aparelhos de celular, evitando a comunicação dos detentos com o mundo exterior.

Um dos principais pontos da fala do major Leônidas é de que as autoridades políticas consigam a realização de um Curso de Formação de Policiais Militares, exclusivamente feito em Morrinhos. “Isso formaria pessoas interessadas em exercer a profissão, em nossa cidade, e aumentaríamos o nosso efetivo de forma considerável” – disse o major Leônidas.

jaco 2DELEGADO FABIANO JACOMELIS

O delegado Fabiano Jacomelis também usou a palavra e disse que a Polícia Civil carece de várias ações, sendo uma delas mais agentes, escrivães e até mesmo mais um delegado para atuar em Morrinhos.

Jacomelis ressaltou que hoje a colaboração da prefeitura e da Câmara de vereadores em ceder alguns servidores para o apoio na delegacia é fundamental.

O delegado explicou que o revezamento semanal das centrais de flagrante é legal e foi a alternativa encontrada pela delegacia regional, dentro das dificuldades enfrentadas pela Polícia Civil.

OBS: Compartilhe esta notícia clicando em CURTIR no final desta página

REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DRA. JONYSE FIGUEIREDO

A Dra. Jonyse Figueiredo disse que realmente é importante e necessária a junção de esforços para resolver as questões que ela entende ser momentâneas.

jaco 8Ela ressaltou que as polícias, em Morrinhos prendem muito, pois atuam com muito emprenho.

A promotora disse que a promotoria pública e o judiciário morrinhense costumam ser rígidos antes da liberação de pessoas presas em flagrante, avaliando os casos com a atenção que eles merecem.

Por fim, lembrou que o presídio de Morrinhos tem uma população carcerária acima da capacidade máxima, justamente por conta desse rigor das polícias, da promotoria e do judiciário, ressaltando que as polícias civil e militar realmente trabalham muito em nossa cidade.

A representante do Ministério Público também se colocou à disposição para ajudar nas resoluções de todas as questões, se mostrando muito interessada em colaborar.

jaco 7JUIZ DE DIREITO – VARA CRIMINAL – DR. DIEGO CUSTÓDIO

O Juiz Diego Custódio Borges disse que um dos maiores problemas do presídio local, hoje em dia, é mesmo a lotação superior à capacidade de abrigo do local. São aproximadamente 200 presos, sendo então, cerca de 70 a mais do que a capacidade da unidade.

Dr. Diego lembrou que a instalação de um Bloqueador de sinal de telefone celular seria importantíssimo, mas entende as dificuldades de se conseguir isso hoje junto aos governos. Ressaltou que a intervenção das autoridades políticas é fundamental.

jaco 6EMPRESÁRIOS

O empresário Paulo Chiari falou em nome de suas empresas, entre elas a Produtos Dez, e de sua família. Disse que Não é normal o que está acontecendo em Morrinhos e que todos precisam mesmo se unir para resolver estas questões.

“A gente não consegue dormir em paz, estamos totalmente vulneráveis. É um absurdo o que estamos passando nesses últimos tempos” – disse Paulo Chiari.

Por fim, o empresário colocou-se à disposição para contribuir e disse que vai colaborar com o que for necessário.

gasSINDICATO RURAL – PRESIDENTE VINÍCIUS CÂNDIDO

O Presidente do Sindicato Rural de Morrinhos, Vinícius Cândido disse que recentemente foi realizada uma reunião com o Major Leônidas e que ficou definido que o Sindicato em parceria com algumas empresas do meio rural vão colaborar doando alguns equipamentos para que a Polícia Militar possa otimizar seus trabalhos no meio rural.

Vinícius disse que será doado um Drone, uma bateria extra, um notebook, câmeras fotográficas, entre outros pequenos equipamentos para a PM morrinhense.

OBS: Compartilhe esta notícia clicando em CURTIR no final desta página

VEREADORES

O vereador, Sargento Romero disse que entre muitas ações, é imprescindível que Morrinhos tenha logo um Batalhão da Polícia Militar e uma Delegacia Regional de Polícia Civil.

pao5“Isso vai melhorar a estrutura das polícias” – disse Ronaldo Romero. Segundo ele, Morrinhos já teve dois delegados e mais de 180 policiais militares, sendo que hoje esse número é bem menor para os trabalhos da 10ª CIPM.

O sargento Romero falou também, que é preciso ter um banco de horas mais amplo para a PM, em Morrinhos.

Os vereadores Maycllyn Carreiro, Heliton Nenê e Kuty também fizeram boas observações, solicitando maior presença de policiais militares nos bairros mais afastados do centro e dando mais segurança aos comerciantes desses setores.

PRESIDENTE WELLINGTON DIAS

O Presidente da Câmara, Wellington Dias disse que é mesmo preciso empenhar-se para que a 10ª CIPM seja transformada em Batalhão da Polícia Militar.

retífica 2017Ressaltou a ajuda que a Prefeitura e a Câmara já disponibilizam para as polícias, com cessão de servidores e recursos, inclusive para o Banco de Horas.

Wellington Dias disse que o bom relacionamento do prefeito Rogério Troncoso com o governo do Estado precisa ser mesmo aproveitado para levantar essas demandas.

O presidente do legislativo mencionou que, em breve um Colégio Militar será implantado em Morrinhos.

Por fim, disse que as autoridades políticas, lideradas pelo prefeito Rogério Troncoso devem mesmo levar suas reivindicações aos governantes, citando o senador Wilder Morais, e os deputados Francisco Oliveira e Célio Silveira, que podem ajudar muito nas conquistas do que está sendo reivindicado.

OBS: Compartilhe esta notícia clicando em CURTIR no final desta página

PREFEITO ROGÉRIO TRONCOSO

O Prefeito Rogério Troncoso disse que todas as demandas serão consideradas. Mencionou que existem questões que serão resolvidas a médio e outras a longo prazo e enfatizou que as medidas que podem ser tomadas agora serão realizadas imediatamente.

jaco 4Rogério Troncoso ressaltou que é preciso fazer um trabalho de comunicação mais efetivo em favor das polícias, com a imprensa local divulgando os cuidados que a comunidade deve ter para evitar os crimes.

O Prefeito disse que todas as reivindicações e ideias levantadas na reunião serão consideradas e levadas ao Secretário de Estado da Segurança Pública, para que sejam tomadas ações efetivas para tirar as intenções do papel e tornar tudo realidade, em favor da melhor segurança pública.

Rogério Troncoso disse que nos próximos meses serão instaladas as primeiras câmeras para filmar locais estratégicos da cidade, inibindo as ações criminosas. Disse que até mesmo no meio rural, poderão ser implantadas câmeras para auxiliar na segurança pública.

O prefeito informou que a partir de abril já está acertado um recurso da prefeitura para o Banco de Horas da PM, para uso exclusivo na vigilância do trânsito.

CONCLUSÃO

Ao final, ficou definido que o prefeito Rogério Troncoso vai agendar reunião com o Secretário de Estado da Segurança Pública para levar a ele as demandas levantadas na reunião do dia 31 de março.

O prefeito vai liderar uma comitiva de Morrinhos que muito provavelmente terá a presença dos deputados Célio Silveira (federal) e Francisco Oliveira (estadual), e do senador Wilder Morais, além de vereadores e até mesmo alguns empresários ou outros representantes da comunidade.

A partir de abril, novos recursos serão destinados da Prefeitura Municipal para a Polícia Militar para que esta atue na fiscalização do trânsito, em Morrinhos.

Um equipamento do tipo Drone será adquirido pelos empresários ruralistas, com iniciativa do Sindicato Rural de Morrinhos e será doado para a Polícia Militar junto com uma bateria extra para o Drone, câmeras filmadoras e fotográficas. 

Para o encontro com o secretário de Estado de Segurança, um documento será elaborado, resumindo as demandas levantadas na reunião. Algumas para atendimento imediato, outras a médio e longo prazo. Este documento ainda será produzido e, portanto, ainda não está definido.

Entre as muitas solicitações que PODERÃO entrar neste documento estão:

  • A solicitação de mais um delegado para atuar em Morrinhos;
  • A criação de uma central de flagrantes, em Morrinhos;
  • Ações mais constantes da SEAP no presídio;
  • A solicitação de mais policiais militares para aumentar o efetivo;
  • A solicitação de mais escrivães e agentes para a Delegacia de Polícia Civil;
  • A solicitação de um Curso de Formação de Policiais Militares, exclusivamente feito em Morrinhos, que formaria profissionais interessados em exercer a profissão, em nossa cidade, aumentando o efetivo;
  • A solicitação de transformar em Batalhão a Companhia Independente da PM, o que daria mais estrutura e efetivo à Polícia Militar local;
  • A solicitação para maior banco de horas para a Polícia Militar;

Além disso ainda teremos a instalação de câmeras filmadoras em pontos estratégicos da cidade. O prefeito já autorizou a aquisição das duas primeiras que estão em processo legal de compra.

Ações que possibilitem ter mais recursos para que haja mais polícia na rua, seguindo com as blitz e abordagens que já acontecem e poderão ser ainda mais intensificadas, inclusive para outros setores e bairros;

Ações ainda mais constantes da Polícia Militar no meio rural;

Ações mais ostensivas da PM no trânsito;

A implantação de um Colégio Militar, em Morrinhos;

Entre muitas outras ações.

Da redação, por Leonardo Costa.

OBS: Compartilhe esta notícia clicando em CURTIR no final desta página

Patrocinando a Informação

Patrocinando a Informação

a-astek

Patrocinando a informação

Patrocinando a informação

Patrocinando a informação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*