Quinta-feira, 1/ Outubro/ 2020
Veja as ultimas Noticias
Rio Quente aguarda resultado de exames para descartar caso de Chikungunya

Rio Quente aguarda resultado de exames para descartar caso de Chikungunya

Em Rio Quente, o Prefeito Rivalino Oliveira celebra a possibilidade de o município de Rio Quente está livre da Febre Chikungunya. 

O caso de uma mulher de 56 anos, que foi registrado no mês passado no município, como sendo o primeiro teste confirmado para Chikungunya, em Goiás, poderá ser descartado.

Exames realizados em outras pessoas que apresentaram os mesmos sintomas e quadro clínico da mulher deram NEGATIVO para Chikungunya. A doença nas outras pessoas foi identificada como Febre do MAYARO.

A febre do Mayaro é transmitida pela picada do mosquito Haemagogus, que vive exclusivamente no meio rural, bem diferente do Aedes Aegypti, que vive exclusivamente no perímetro urbano.

Diante desta evidência, a mulher que havia sido testada positivamente para Chikungunya fez novos exames e também foi testada positivamente para MAYARO.

Surge então a possibilidade de descarte da Chikungunya e confirmação da Febre do Mayaro. Para isso novos exames foram realizados e os resultados serão divulgados em breve.

Tecnicamente uma reação cruzada pode induzir o teste a um resultado que na verdade não é, por isso mesmo é que outros exames são realizados e contra provas também.

O importante agora é ter paciência e esperar os resultados dos novos exames para confirmar se realmente Rio Quente está livre da Chikungunya.

“Na sexta-feira, 06/03 acontecerá um Mutirão de Limpeza contra a Dengue, quando equipes da secretaria municipal da saúde e voluntários sairão ás ruas para coletar plástico, tampas, garrafas e outros objetos que possam servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue” – disse Rivalino Oliveira. (Da redação, por Leonardo Costa)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

%d bloggers like this: