Domingo, 25/ Outubro/ 2020
Veja as ultimas Noticias
Fim de semana de céu nublado e chuva a qualquer hora do dia, em Morrinhos e municípios do sul goiano

Fim de semana de céu nublado e chuva a qualquer hora do dia, em Morrinhos e municípios do sul goiano

O sábado, 26/11, também será com mudanças na nebulosidade e chuva, durante quase todo o período. Assim como foi em todos os dias da semana, o sábado amanhecerá com céu parcialmente nublado, variando para nublado no decorrer do dia.

Assim como foi nos dias passados, há possibilidades de pancadas de chuva, em Morrinhos e nos outros municípios da região sul de Goiás, com maiores chances no fim da tarde e à noite.

51FIM DE SEMANA COM CHUVA

Todo o final desta semana poderá ser com chuva. O sol aparecerá entre as muitas nuvens com o céu variando de parcialmente nublado para completamente nublado até domingo. Segundo o INMET poderá chover em todos os municípios da região sul de Goiás nesta quinta, sexta, sábado e domingo, com a nebulosidade diminuindo apenas na segunda-feira, 28/11.

A nebulosidade que já está sobre Morrinhos desde as duas últimas semanas deverá permanecer sobre todo o centro oeste do Brasil também no decorrer do final desta semana, com alternância de momentos com céu completamente nublado a parcialmente nublado.

CALOR

O calor ainda prevalecerá na maior parte da semana, e só deverá diminuir com o passar dos dias. A queda na temperatura será mais percebida à noite e nas madrugadas. Por enquanto, segue aquele mesmo mormaço forte dos dias passados em Morrinhos.

52SEMANA CHUVOSA

Assim como foi a anterior, esta semana deverá ser toda com chuva. Os Institutos de Meteorologia estão prevendo dias com céu nublado e chuvas em quase todo o centro oeste do Brasil. Em alguns locais, especialmente no entorno de Brasília poderá haver alagamentos em determinados momentos.

Ainda existe a possibilidade de haver ventos de até 40 Km/h, provocando até a queda de árvores, cabos de energia elétrica, além de raios e trovoadas.

Mas, calma… é apenas uma possibilidade. O importante é: se o tempo fechar evite áreas de riscos como ranchos, locais de pescaria, beira de rio, represas, córregos, locais onde há possibilidade de deslisamentos, como encostas e pés de serra.

As chuvas devem durar todo o mês de novembro e com chances de avançar por dezembro. Ainda assim, as temperaturas serão elevadas, com calor e aquele “mormaço” que o morrinhense já conhece. 

temp-22CHUVA FORTE EM MORRINHOS

Hora de recordar!!! Em Morrinhos, a chuva mais forte dos últimos tempos aconteceu há quase um ano, também em novembro. Foi em 24 de novembro de 2015.

Abaixo, veja as fotos do forte temporal e relembre as consequências do forte vento daquele 24/11/2015.

RELEMBRE O TEMPORAL SOBRE MORRINHOS

Abaixo leia a matéria completa sobre o temporal da terça-feira, 24/11/2015, em Morrinhos Goiás. A manchete daquele dia era: TEMPORAL… chuva e fortes ventos causam estragos em Morrinhos.

TEMP - 40

Chuva, e vento forte causam estragos em Morrinhos

Chuva, e vento forte causam estragos em Morrinhos

Chuva, e vento forte causam estragos em Morrinhos – Colégio Silvio Gomes de Melo Filho

Chuva, e vento forte causam estragos em Morrinhos

Chuva, e vento forte causam estragos em Morrinhos – Colégio Silvio Gomes de Melo Filho

Chuva, e vento forte causam estragos em Morrinhos

Chuva, e vento forte causam estragos em Morrinhos – Estrutura metálica não resistiu

Era 18 horas! A tarde terminava e a noite de terça-feira, 24/11 estava começando quando Morrinhos se transformou num dos cenários mais atípicos de sua história.

TEMP - 01

A tão desejada chuva chegou, mas, desta vez trouxe consigo ventos tão fortes que causaram estragos jamais vistos em grau e quantidade tão elevados.

Há informações de que os ventos atingiram velocidade máxima de 86 Km/h. Uau!!! Que força tem a natureza!!!

Já tivemos, em Morrinhos, chuvas com quedas de postes e árvores, mas sendo uma aqui e outra ali.

TEMP - 02

Desta vez foram ao chão: dezenas de árvores, dezenas de postes, fios de energia elétrica e telefonia, muros, marquises de lojas, coberturas de postos de gasolina, telhado de dezenas de casas e cômodos comerciais, estrutura de semáforo – enfim um horror.

Vários carros ficaram danificados com a queda das árvores.

?????????????

A mesma que antes servia para protegê-los do forte sol, dando-lhes abrigo e sombra, desta vez causou-lhes danos, em alguns casos irreparáveis.

TEMP - 18

Árvores também caíram em cima de casas, de muros, cercas e alambrados. Foram dezenas de árvores caídas, sendo que algumas desde a raiz. Que força tem a natureza!

TEMP - 07

Não sei precisar a velocidade dos ventos, e aguardamos as autoridades do setor para nos informar, mas, creio que ele se aproximou dos 60Km/h em Morrinhos na tarde de terça-feira.

TEMP - 11

Imediatamente após o temporal, nossa reportagem saiu às ruas em busca das imagens do ocorrido. Conseguimos fazer algumas, mas depois a luz natural se foi e deixamos para esta quarta-feira a captação.

?????????????

Ontem, imediatamente após a chuva forte, flagramos o prefeito Rogério Troncoso no Hospital Municipal de Morrinhos, perto das 18h30.

Ao lado do secretário municipal de saúde, André Luiz e do diretor geral do Hospital Municipal, José Roberto, o prefeito tomava as primeiras providências para organizar as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços – SINAP, saber como agiriam CELG, SANEAGO e outros.

TEMP - 29

A mobilização foi grande. Rogério Troncoso não saia do telefone. Falou com o secretário de obras Cleiton “Cuêi”, falou com os responsáveis pela CELG e SANEAGO, em Morrinhos, falou com Bombeiros, SAMU, Polícias e Defesa Civil.

TEMP - 37

Nas ruas o que se via era um cenário de filme – aqueles de destruição e horror. Tinha várias viaturas de Polícia Militar nas ruas.

Também se via gente em cima das casas, consertando telhados, amarrando lonas e retirando galhos de árvores.

TEMP - 12

Ruas com o trânsito interrompido, pelas árvores e ou postes de energia elétrica. Uau! Que força tem a natureza…

O vento empurrando a chuva - Foto de Adriana Garcia

O vento empurrando a chuva – Foto de Adriana Garcia

Não conseguimos postar nada na terça-feira, pois nossa redação ficou sem energia elétrica desde às 18 horas e até a madrugada de hoje, quarta-feira, 25/11.

Abaixo clique em Like para compartilhar esta notícia e as fotos, com seus amigos do face.

TEMP - 14

Aqui preciso fazer algumas observações. As equipes de trabalho da CELG foram maravilhosas.

Dedicados, empenhados, ainda debaixo de uma chuva mais leve, aquela que de deixa todo ensopado, eles substituíram postes, reconduziram cabos, retiraram entulho de postes quebrados e instalaram outros novos para devolver a grande parte de Morrinhos a energia elétrica.

TEMP - 21

Fica aqui o nosso muito obrigado e parabéns aos servidores da CELG, por sua dedicação e amor.

Alguns são apaixonados pela empresa.

TEMP - 22

Sabemos que o sistema as vezes não lhes favorece e que a CELG foi classificada pela ANEEL como a pior distribuidora do país, pelo 3º ano consecutivo, mas, precisamos separar as coisas.

O empenho e dedicação dos funcionários da empresa, não podem ser manchados pelo descaso, incompetência e irresponsabilidade daqueles que por décadas administraram de forma errônia e equivocada esta grande empresa.

TEMP - 16

Pena que a política se sobrepôs ao administrativo, e hoje a CELG está sendo avaliada em preço muito abaixo do que os goianos gostariam.

Mais uma vez fica meu registro ao excelente trabalho aos servidores da CELG, estendendo-os aos servidores da SANEAGO, Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil, Hospital Municipal de Morrinhos, Polícia Militar, Secretaria de Obras, Saúde, e a todos que de uma forma ou outra atuaram para minimizar os estragos.

TEMP - 06

Seguimos em busca de mais informações e imagens.

Soubemos que em Goiatuba e Caldas Novas houve situações semelhantes. Em breve esta página será atualizada.

Abaixo clique em Like para compartilhar esta notícia e as fotos, com seus amigos do face.

(Da redação, por Leonardo Costa – em 25 de novembro de 2015)

mercotintas-mosaico-01

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

%d bloggers like this: