Sexta-feira, 29/ Março/ 2024
Veja as ultimas Noticias
Comissão de arbitragem quer mais rigor contra erros de árbitros

Comissão de arbitragem quer mais rigor contra erros de árbitros

Em um comunicado enviado nesta segunda-feira pela Comissão de Arbitragem da CBF para todas as Federações, o comitê cobra mais rigor dos árbitros contra atitudes de indisciplina e promete até o afastamento dos juízes que forem omissos em situações de desrespeito.

As ‘recorrentes e acintosas’ reclamações são citadas e, segundo o aviso, exigem adoção de medida disciplinar adequada. Ou seja, a Comissão pede a expulsão/exclusão dos jogadores ou membros da comissão técnica que se dirigirem de maneira ofensiva à arbitragem antes, durante ou após os jogos.

O comitê vai além e assegura que os juízes que não seguirem as novas recomendações e permitirem atitudes desrespeitosas serão sumariamente afastados, pois, segundo o comunicado, o futebol não pode ser vítima nem de árbitros fracos, nem de jogadores ou dirigentes indisciplinados.

A Comissão, contudo, coloca também uma espécie de manual para que os próprios árbitros não passem a conduzir o jogo com desrespeito: “A proximidade dos lances, critérios iguais para lances semelhantes, postura firme e destemida, o correto uso do apito e palavras firmes, mas respeitosas – nunca desafiando – são os meios mais eficazes para evitar atos dessa natureza”, diz parte do comunicado.

Há uma semana, Fred deu declarações fortes contra a arbitragem brasileira e o futebol carioca após o juiz Wagner do Nascimento Magalhães expulsá-lo após uma suposta simulação.

Neste fim de semana, diversos jogos dos Estaduais contaram com arbitragens polêmicas. A Ponte Preta reclamou de um impedimento mal marcado nas quartas de finais do Paulista contra o Corinthians, e os jogadores do Vasco pressionaram o árbitro João Batista de Arruda, que não expulsou o flamenguista Jonas após uma chegada dura na semifinal do Carioca.

Confira o comunicado na íntegra:

Prezados Senhores,

A Escola Nacional de Arbitragem de Futebol – ENAF, ratificando suas próprias diretrizes e as
especificas, recentes e oportunas recomendações da Comissão e do Departamento de
Arbitragem da CBF – CA e DA-CBF, determina a todos os árbitros designados para as
competições coordenadas pela CBF que não tolerem desrespeito e atos de indisciplina de
qualquer natureza às regras do futebol e aos próprios árbitros.

As recorrentes e acintosas reclamações, individuais ou em grupo, contra as decisões do árbitro e de qualquer oficial da arbitragem, tanto durante como após o encerramento das partidas,exigem adoção de medida disciplinar adequada, pois as regras do jogo o permitem e exigem. A proximidade dos lances, critérios iguais para lances semelhantes, postura firme e destemida, o correto uso do apito e palavras firmes, mas respeitosas – nunca desafiando – são os meios mais eficazes para evitar atos dessa natureza.

Sendo assim, os árbitros que não atuem de acordo com as regras e que permitam, sem adoção das medidas disciplinares comportáveis, transgressões dessa natureza, será solicitado à CACBF que sejam sumariamente afastados das programações, pois o futebol não pode ser vítima nem de árbitros fracos, nem de jogadores ou dirigentes indisciplinados, que atentam contra a boa conduta esportiva.

Tal fenômeno, que não é privilegio do futebol brasileiro, precisa ser freado imediatamente e
com firmeza, tanto que a UEFA adotou, recentemente, punição semelhante a esta.

Qualquer pessoa que, durante ou ao final da partida, se dirigir à equipe de arbitragem para
aplaudir (de forma irônica), reclamar de qualquer marcação ou ofender a equipe de
arbitragem deverá ser EXPULSA (se for jogador ou substituto) e EXCLUIDO (se oficial de
equipe), devendo o fato ser registrado fielmente e em linguagem clara e objetiva no relatório
da partida.

Os fatos dessa natureza ocorridos fora do campo, inclusive na saída do estádio também devem ser registrados nos relatórios, inclusive entrevistas, acaso ouvidas pessoalmente, por qualquer dos integrantes da equipe de arbitragem. (Fonte: Uol, ESPN, Gazeta Press)

Panela de Barro Site Novo - 01

 

Mercotintas Banner Site - 01

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*