Domingo, 14/ Agosto/ 2022
Veja as ultimas Noticias
Acabou o mal cheiro!!! Será??? Empresa garante que sim e informa que novo Filtro Biológico está funcionando

Acabou o mal cheiro!!! Será??? Empresa garante que sim e informa que novo Filtro Biológico está funcionando

No dia 08 de abril, de 2016, o Correio Sul Goiano fez uma publicação sobre o mal cheiro insuportável que exala na cidade, em quase todos os dias da semana, especialmente no final das tardes e início de noite.

Não foi um denuncismo vazio do face ou WhatsApp, mas sim, uma tentativa séria de ajudar a comunidade a se ver livre deste grave problema.

Abaixo, veja fotos e vídeo do local – esperamos que o problema tenha realmente se resolvido. No final desta página clique em Curtir para compartilhar esta notícia e fotos com outras pessoas…

Em abril Correio Sul Goiano usou caricatura para criticar mal cheiro

Em abril Correio Sul Goiano usou charge para criticar mal cheiro

REPORTAGEM

Iniciamos então uma longa e delicada reportagem. No mesmo dia 08 de abril entrei em contato com a Superintendência Municipal de Meio Ambiente. Fui muito bem atendido pela titular da pasta, Letícia, que havia assumido a titularidade há poucos dias.

Letícia me explicou que na semana anterior, a Prefeitura já havia identificado o problema como sendo proveniente da empresa Qualitti Alimentos e então havia solicitado informações e providências sobre o mal cheiro.

Letícia disse que a empresa se explicou e justificou o problema. Após falar com ela, eu também entrei em contato com a empresa Qualitti Alimentos.

NOTA DA QUALITTI À COMUNIDADE

Nota publicada em 11 de abril

Nota publicada em 11 de abril

No dia 11 de abril, a Qualitti Alimentos divulgou uma Nota nas redes sociais e também informou de maneira oficial à Letícia da Superintendência de Meio Ambiente, as providências que estava tomando para resolver a questão.

Letícia me ligou e me deu todas as informações. E vi também a nota da empresa nas redes sociais, através da qual a Qualitti Alimentos informava que havia um problema em uma peça do Filtro de Odor. A substituição já havia sido providenciada, mas iria demorar alguns dias.

Segundo a empresa, com o equipamento estando funcionando de forma adequada, o filtro impede que o odor se espalhe pela cidade, mas como estava estragado, o mal cheiro estava sendo liberado no AR.

NOVO SISTEMA DE FILTRAGEM DE ODORES

Filtro Biológico da Qualliti Alimentos

Filtro Biológico da Qualitti Alimentos

Maria Gregória, engenheira ambiental responsável pela Qualitti Alimentos nesta área nos informou que o sistema de filtragem de odor estava sendo substituído. Um sistema novo, chamado Filtro Biológico, bem mais eficiente que o antigo seria instalado na empresa, porém, demoraria um certo tempo – próximo de 45 a 60 dias.

Seguimos fazendo a nossa reportagem satisfeito por saber que nossa iniciativa havia produzido os primeiros resultados. O Correio Sul Goiano iniciava em abril uma tentativa séria de ajudar a comunidade morrinhense.

NOVO EQUIPAMENTO JÁ ESTÁ FUNCIONANDO

Filtro Biológico da Qualliti Alimentos

Filtro Biológico da Qualitti Alimentos

Pois bem, nesta última semana de junho, fomos informados de que o Filtro Biológico, novo sistema de filtragem de odor já está pronto e funcionando. A engenheira ambiental Maria Gregória nos informou que demorou um pouco mais do que o previsto, pois foi identificado um pequeno erro no projeto, que precisou ser corrigido, tomando mais tempo para a construção do novo sistema.

Segundo Maria Gregória, o equipamento que agora funciona faz com mais eficiência a filtragem dos gases que são produzidos no momento da queima das vísceras, penas e sangue das aves, para produção de farinha que posteriormente é usada na fabricação de ração.

FIM DO MAL ODOR??? ENGENHEIRA GARANTE QUE SIM

Filtro Biológico da Qualliti Alimentos

Filtro Biológico da Qualitti Alimentos

Com isso, segundo a engenheira ambiental, o mal odor não é mais lançado na atmosfera. Maria Gregória explicou que o Filtro Biológico é composto por várias fazes, desde jatos de água quente, passando por um processo de pressão, mais jatos de água fervente a quase 100 graus, até que o gás passe por uma densa camada de cavacos de pinho, antes de ser finalmente liberado na atmosfera.

A engenheira ambiental Maria Gregória nos garantiu que a partir de agora, o mal cheiro não mais existirá neste processo de queima de vísceras.

Filtro Biológico da Qualliti Alimentos

Filtro Biológico da Qualliti Alimentos

A vistoria do novo sistema, pela Superintendência Municipal de Meio Ambiente e Departamento de Posturas foi marcada para esta segunda-feira, 27 de junho, quando os técnicos e fiscais da prefeitura verificaram o Filtro Biológico para constatar sua eficiência.

Eu estive no local, após a passagem dos fiscais por lá. Fui acompanhado pessoalmente pela engenheira Maria Gregória que me mostrou o novo Filtro Biológico e explicou-me o seu funcionamento. Fiquei feliz com o que vi, especialmente porque os gases saíam sem nenhum mal odor.

MERCOTINTAS MOSAICO - 01

Não entendo desta parte técnica, mas acredito na engenheira ambiental Maria Gregória. Espero que ela esteja certa e que o mal cheiro realmente deixe de incomodar as pessoas de Morrinhos e especialmente naquela região próxima à granja.

Fico feliz em poder ajudar. Toda a equipe do Correio Sul Goiano agradece a paciência e compreensão de todos com nossa reportagem que demorou mais do que esperávamos para ser concluída, mas, finalmente terminou mostrando um resultado que esperamos ser realmente positivo.

Da redação, por Leonardo Costa – com informações de Letícia, Superintendente Municipal de Meio Ambiente e Maria Gregória, engenheira ambiental da Qualitti Alimentos.

14

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*