Quinta-feira, 28/ Março/ 2024
Veja as ultimas Noticias
Tempestades em Goiás??? Tornados??? Calma gente… Há muita distorção sobre o alerta do INMET…

Tempestades em Goiás??? Tornados??? Calma gente… Há muita distorção sobre o alerta do INMET…

Desde quarta-feira, 19/10, que algumas pessoas estão entrando em pânico com a informação de uma possível “tempestade” em Goiás. Mensagens e Links estão sendo espalhados pelo WhatsApp e pelo Facebook informando a chegada de uma nova frente subtropical, e dando como certas grandes tempestades em todo o Estado de Goiás.

Calma!!! Não é bem assim. Não há motivos para pânico. Apenas é importante evitar alguns locais e situações, se começar a chover.

sab2O Instituto Nacional de Meteorologia realmente emitiu um alerta de “Perigo Potencial”, mas, é apenas uma POSSIBILIDADE. Mas, tem gente se preparando para o fim do mundo.

Primeiro foi um “Alerta Laranja” e depois um mais brando, chamado de “Alerta Amarelo” emitidos pelo INMET. 

Vi publicações em veículos de comunicação que são sérios, mas que postaram algumas fotos de tempestades de anos anteriores, dando a ideia de que fossem fotos atuais. Isso não ajuda em nada, só cria pânico desnecessário.

amarelo

Pode sim haver chuva com ventos mais fortes que o normal, com risco de queda de galhos de árvores, leves alagamentos e pequenos estragos. Também existe a possibilidade de granizo em algumas regiões de Goiás, com ventos que poderão chegar aos 40 Km/h – mas tudo é possibilidade.

sab1Só que, após o anúncio dessa possibilidade, tem gente postando até que haverá “tornados” em Goiás. Gente calma!!! Esse exagero não ajuda em nada, pelo contrário, causa medo e temor exagerado.

O que realmente é preciso, é que as pessoas evitem áreas de risco se começar a chover. Não fiquem próximos a córregos, barragens, quando começar a chover.

E atenção! O primeiro Alerta do INMET foi publicado na quinta-feira, e era para 24 horas, portanto, já passou este período.

gdf-1As chuvas mais fortes que tivemos nesta semana foram no entorno de Brasília, mais precisamente em Samambaia e Formosa.

Em Samambaia houve muito prejuízo material e há muitos desabrigados. Infelizmente uma pessoa morreu e muitas estão feridas, em Samambaia.

A ventania durou menos de 15 minutos, mas foi suficiente para derrubar postes, árvores, muros, telhas e até paredes de casas. Nesta foto ao lado o governador do DF, Rodrigo Rollemberg e os Bombeiros analisavam a situação de casas que foram destruídas pela forte rajada de vento da quarta-feira. A foto é da assessoria de comunicação dos Bombeiros.

Na foto abaixo moradores observam uma árvore que caiu em cima de um carro devido a força dos ventos, em Samambaia-DF. 

gdf-2

Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros do DF

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*