Sábado, 20/ Abril/ 2024
Veja as ultimas Noticias
Terrorismo? Jovem de 17 anos detido em Morrinhos é suspeito de traduzir textos do Estado Islâmico
Jovem é apreendido - Foto: Leonardo Costa

Terrorismo? Jovem de 17 anos detido em Morrinhos é suspeito de traduzir textos do Estado Islâmico

Início da tarde de sexta-feira, 29/07, fui à delegacia de Polícia Civil de Morrinhos na tentativa de obter informações sobre o cumprimento de mandado de internação para um jovem de 17 anos na cidade. Acabei acompanhando toda a operação para cumprimento do mandado de apreensão e internação do suspeito. Fiz algumas imagens interessantes do momento da apreensão do menor – assistam no vídeo abaixo e compartilhem.

Na delegacia de Morrinhos procurei pelo delegado Fabiano Jacomelis, mas fui informado que ele estava em Goiânia, em outra missão. Descobri que a Dra. Sabrina Leles é que cumpriria o Mandado de apreensão do menor morrinhense.

Sabrina Leles é titular da Delegacia de proteção e defesa dos direitos da Mulher, Criança e Adolescente mais próxima de Morrinhos, que tem sede em Caldas Novas. Talvez por isso tenha sido escalada para dar cumprimento ao Mandado de Internação do jovem suspeito.

Agentes se preparam para desembarque no menor suspeito

Agentes se preparam para desembarque no menor suspeito

Falei com a Dra. Sabrina Leles, assim que chegou à delegacia, mas ela informou que não poderia falar sobre este assunto, e que somente o Ministério da Justiça ou Secretaria da Segurança Pública poderiam se pronunciar sobre o caso. Entendo perfeitamente, pois sabemos da gravidade da situação e o sigilo precisa ser preservado. 

BUSCA E APREENSÃO

Desde a semana anterior eu tenho acompanhado uma movimentação de investigação das polícias neste sentido em Morrinhos. Na sexta-feira, 22/07, eu soube por vizinhos da família que um mandado de busca e apreensão teria sido cumprido em uma casa em Morrinhos e que um jovem poderia ter sido apreendido.

Minhas fontes disseram que computadores, tablets e até celulares de um jovem e alguns de seus familiares foram apreendidos pela Polícia Federal, entre os dias 21 e 22 de julho, em Morrinhos.

Mas, foram informações extra oficiais, de pessoas bem intencionadas, porém sem confirmação de nenhuma autoridade, por isso não publiquei nada. Fiquei confiando em minhas fontes, sempre atento e conversando com meus colegas de rádio sobre isso, tentando apurar algo mais concreto, até pela seriedade do caso, que é de interesse internacional.

Terror - 03 bbb

Menor é retirado do carro da polícia civil

Quando o assunto parecia estar esfriando, eis que finalmente na tarde de sexta-feira, 29/07 o mandado de apreensão e internação foi cumprido, confirmando que minhas fontes tinham razão: existe mesmo em Morrinhos ao menos uma pessoa que se relacionava com possíveis membros do Estado Islâmico, via internet.

Como a delegada não pode falar sobre o assunto, temos muito poucas informações oficiais de qual seria o verdadeiro envolvimento  do morrinhense com as possíveis pessoas interessadas em planejar atos de terrorismo no Brasil.

Jovem é conduzido à delegacia

Jovem é conduzido à delegacia

A princípio sabemos que ele seria um tradutor de textos do Estado Islâmico para o português, com objetivo de facilitar o entendimento da mensagem extremista e com isso cooptar novos simpatizantes ou seguidores.

O rapaz tem apenas 17 anos e pelas leis brasileiras não pode responder por crimes, mas apenas por atos infracionais análogos.

LEGISLAÇÃO

No intuito de proteger as crianças e os adolescentes as leis do Brasil seguem por uma linha de raciocínio de que pessoas com menos de 18 anos “não sabem de fato o que estão fazendo”, por isso, só responde por atos infracionais.

Pela linha de elaboração das leis brasileiras pessoas com “apenas” 17 anos a pessoa não têm discernimento amplo e correto das coisas, e por isso, ainda não pode decidir com total lucidez, não podendo portanto, ser criminalizada. Imagina se um adolescente de apenas 17 aninhos vai saber o que é terrorismo.

Suspeito tem rosto tapado, por ser menor

Suspeito tem rosto tapado, por ser menor

APREENSÃO

A reportagem do Correio Sul Goiano apurou que o mandado de internação teria sido expedido pelo Juizado da Infância e Juventude de Goiás, que determinou que o suspeito fosse levado para um centro de internação, em Goiânia.

INVESTIGAÇÃO

A detenção em Morrinhos faz parte da Operação Hashtag que investiga envolvidos em possíveis atos preparatórios de terrorismo para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Durantes as investigações, a Polícia Federal teria descoberto que o jovem morrinhense tinha como principal característica ser o responsável por traduzir textos do Estado Islâmico para o português, e que ele seria extremamente atuante nas redes sociais, sendo o responsável por conquistar novos seguidores.

Conselho Tutelar foi acionado, mas dispensado

Conselho Tutelar foi acionado, mas dispensado

A operação aconteceu em conjunto pela Polícia Federal e a Polícia Civil de Goiás.

Da redação, por Leonardo Costa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*