Segunda-feira, 21/ Junho/ 2021
Veja as ultimas Noticias
Faleceu Nilza Diniz Silva, um dos maiores ícones da educação e da cultura em Morrinhos

Faleceu Nilza Diniz Silva, um dos maiores ícones da educação e da cultura em Morrinhos

Faleceu na manhã desta terça-feira, 23/02, a escritora morrinhense, Nilza Diniz Silva, uma das figuras mais expoentes da cultura morrinhense das últimas décadas.

Aos 95 anos de idade, a professora estava com a saúde bastante debilitada, e nesta terça-feira, faleceu, após anos de contribuição para a educação e a cultura de sua terra natal.

Contabilista, Bacharel em Filosofia, Ciências, Letras e Pedagogia – Supervisão Escolar. Mestrado em Literatura Brasileira pela UFG, onde defendeu tese em cima da obra de José Godoy Garcia “Hinos e Bandeiras do Telurismo”, 1992. Professora, Administradora e Supervisora Escolar.

Nilza Diniz Silva foi, além de Professora, teatróloga, poeta e cronista. Era membro da Academia Morrinhense de Letras – AML, da qual foi co-fundadora. Também foi co-fundadora da Sociedade Dramática e Literária de Morrinhos.

Nilza era membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás desde 28 setembro de 1984, quando tomou posse da cadeira nº 40, após ser aclamada pelas acadêmicas que viam nela a mesma capacidade e cultura da irmã Zilda e, atendendo indicação da sociedade Cultural Morrinhense, desejosa em ver a continuidade da representação da cidade na AFLAG.

Junto com sua irmã Zilda, a professora Nilza foi co-fundadora da Sociedade Dramática e Literária de Morrinhos, se empenhando também na criação da Festa de Artes de Morrinhos, conhecida em todo o estado e marco cultural na região. Nilza Diniz fundou e coordenou o Coral “Cidade dos Pomares”, desde 1996, com inúmeras apresentações em Morrinhos, Triângulo Mineiro, Goiânia e Brasília.

Nilza publicou trabalhos, crônicas e poemas em jornais e revistas goianas e nos Anuários da AFLAG. Tem palestras e discursos gravados no MIS da Academia. Era verbete em dicionário lítero-cultural goiano e nacional e, também, membro da UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES – SEÇÃO DE GOIÁS. Filha do saudoso Juquinha Diniz, a professora e escritora Nilza Diniz era viúva e teve um filho, que faleceu há alguns anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

%d bloggers like this: