Quarta-feira, 19/ Junho/ 2019
Veja as ultimas Noticias
VENDE-SE: Cartão Postal de Nova York está à venda. Edifício Chrysler já foi o mais alto do mundo

VENDE-SE: Cartão Postal de Nova York está à venda. Edifício Chrysler já foi o mais alto do mundo

O Edifício Chrysler, uma obra-prima da art deco e uma das imagens-símbolo na paisagem de  Nova York por décadas, foi colocado à venda por seus proprietários, a empresa de investimentos dos Emirados Árabes Mubadala e o grupo imobiliário Tishman Speyer. O valor pedido não foi divulgado.

O Correio Sul Goiano fez algumas pesquisas e descobriu que o prédio passou por uma reforma que custou 100 milhões de dólares depois que a Tishman o adquiriu em 1997.

Depois, a empresa reduziu sua participação nas ações e o fundo soberano de Abu Dhabi pagou 800 milhões de dólares comprando 90% da propriedade, em 2008.

O Correio Sul Goiano também apurou que o valor pedido pelo prédio atualmente não foi revelado. A corretora que está encarregada da venda disse que já recebeu dezenas de ofertas desde que o edifício foi colocado à venda há algumas semanas.

Especula-se que o edifício seja vendido por um valor em torno de 1 bilhão de dólares, talvez um pouco mais.

O Chrysler Building, ou em português, Edifício Chrysler é um arranha-céu edificado em Nova York, nos Estados Unidos, atualmente, o 3º edifício mais alto da cidade, o 7º mais alto do país e o 60º maior do mundo, com 319 metros.

São 77 andares. É um dos principais cartões postais de Nova York e dos Estados Unidos.

Foi inaugurado em 1930, sendo o edifício mais alto do mundo, superando a Torre Eiffel que era a maior estrutura já construída, na época.

Mas, o Chrysler perdeu o título de maior do mundo apenas um ano depois, para o Empire State Building, também construído em Nova York.

Em nossa pesquisa descobrimos que o Edifício Chrysler foi concebido por William Van Alen para sediar a empresa automobilística norte-americana Chrysler.

Em sua construção não houve acidentes e nem mortes.

O projeto original de Van Alen foi chamado de “joia decorativa com coroa de vidro”.

Van Alen incluiu janelas no topo do prédio, o que fez parecer que o edifício fosse uma lanterna flutuante no centro de Nova Iorque.

No projeto original, o prédio deveria ter aproximadamente 246 metros de altura, porém as ideias de Van Alen se revelaram muito à frente da época, então o projeto foi alterado e o edifício ficou maior ainda.

A construção teve início em 19 de setembro de 1928.

No total cerca de 3 milhões e 826 mil tijolos foram usados na construção.

O prédio foi concluído em 28 de maio de 1930 e aberto ao público em 17 de maio de 1931.

O Edifício Chrysler foi a primeira estrutura habitável a ultrapassar a altura de 304,8 metros.

Uma curiosidade é que, mesmo levando o nome do fabricante de automóveis, que é o nome de seu fundador Walter Chrysler, a companhia nunca manteve seus escritórios nesse edifício.

Leonardo Costa da redação do Correio Sul Goiano, com informações das Agências REUTERS e AFP.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

%d bloggers like this: