Sexta-feira, 6/ Dezembro/ 2019
Veja as ultimas Noticias
Câmara cria comissão que pode cassar mandato de vereadores no plenário

Câmara cria comissão que pode cassar mandato de vereadores no plenário

Sob clima de ansiedade popular e certa apreensão entre os vereadores, aconteceu na noite de quinta-feira, 21/05, a histórica sessão de número 618 da Câmara Municipal de Morrinhos. – Publicada na quinta-feira, 21/05, às 23h55

De um modo geral ela aconteceu de forma tranquila, com algumas poucas manifestações populares, mas, tudo dentro do normal para este tipo de sessão.

Os próprios vereadores tiveram alguns poucos momentos de ânimos mais exaltados, também dentro da normalidade.

Foi uma sessão com boa presença de público. Em determinado momento, o plenário ficou completamente lotado.

A site - 01

NÚBIA FERREIRA APRESENTA RELATÓRIO

Poderia ser uma sessão comum, mas, fez-se histórica por seu conteúdo.

Nela foi lido o relatório da Comissão Processante que analisou a necessidade ou não de abrir-se comissão especial com poder de cassação de mandato dos vereadores Oberdam e Tom, que foram denunciados pelo Ministério Público ao poder judiciário por supostamente manterem em seus gabinetes servidores que não compareciam para o efetivo desempenho de suas funções – os chamados “servidores fantasmas”.

No documento, a relatora Núbia Ferreira posicionou-se a favor da abertura de nova comissão, tendo favoráveis os votos de Laviery e Dorvil – os outros dois membros desta primeira comissão.

A site - 05 -B

Em seguida o relatório foi submetido ao plenário e aprovado por 9 votos a 1, dos 10 votos possíveis.

Apenas o vereador Welington Dias posicionou-se de forma contrária ao relatório, alegando que o Poder Judiciário é quem tem qualificação e competência para julgar os dois vereadores denunciados pelo Ministério Público.

A site - 06

Alex Timbete não pôde votar por ter sido ele quem formalizou a denúncia para abertura desta primeira comissão processante.

Pelo mesmo motivo, Alex Timbete esteve impedido também de presidir a sessão, nos momentos em que tal assunto foi tratado, estando o vice-presidente da Mesa Diretora, Paulo Roberto Cândido na direção dos trabalhos.

A site - 03

Este também é outro fato que nos remete à história da política morrinhense. Quis o destino que Paulinho do Helenês presidisse sessão tão importante – logo ele que tem DNA político e histórico em Morrinhos – filho do ex-prefeito Helenês Cândido, que foi deputado estadual constituinte, presidente da Assembleia Legislativa e Governador do Estado de Goiás.

A site - 04

Paulinho também é neto do saudoso José Cândido, ex-prefeito e político atuante no século passado, em Morrinhos.

PLENÁRIO SORTEIA NOVAS COMISSÕES

Com a aprovação do relatório, o plenário passou à formação de duas novas comissões, sendo uma para avaliar a necessidade de afastamento do vereador Tom da função de secretário da mesa diretora e outra para avaliar a necessidade de cassação de mandato de Oberdam e Tom.

Os sorteios foram realizados distintamente com as comissões ficando assim formadas.

Comissão para avaliar necessidade de cassação de mandato: Carlão da ambulância, Paulinho do Helenês e Cristóvam Velozo Júnior.

A Comissão para avaliar necessidade de cassação da função de secretário da mesa diretora, o vereador Tom: Aluzair Rosa, Núbia Ferreira e Tiãozinho do ônibus.

A partir de sexta-feira, 22/05, os membros se reunirão para definir as funções que cada um terá dentro de cada uma das duas comissões (presidente, relator e membro).

Cada comissão terá um prazo regimental determinado para avaliar todas as situações e definir seus relatórios favoráveis ou contrários aos méritos a serem discutidos.

Nas duas, os relatórios – independente de seus resultados – serão apreciados pelo plenário e para serem aprovados precisam de maioria absoluta, ou seja, dois terços dos votos da Casa de Leis, para serem aprovados.

Seguiremos o desenrolar de todo o trabalho das comissões e informaremos aos nossos leitores e seguidores, com máxima isenção, aqui no Correio Sul Goiano. (Da redação, por Leonardo Costa – Publicada na quinta-feira, 21/05, às 23h55)

Mercotintas Banner Site - 01

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

%d bloggers like this: