A cidade de Goiás, tombada como Patrimônio Histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco, se prepara para a Semana Santa 2025 (13 a 20/4). Com mais de 280 anos de tradição, o evento religioso e cultural é um dos mais antigos do Brasil.
As missas, procissões, concertos e apresentações culturais celebram esses quase três séculos de devoção ininterrupta. A cidade de Goiás possui três semanas dedicadas à rememoração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Por isso mesmo a programação de missas, procissões e concertos tiveram início no dia 31 de março e se encerram no Domingo de Páscoa. As duas semanas que antecedem a Semana Santa são chamadas Semana de Passos e Semana Das Dores.
A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos (13/4) e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa (19/4). Na cidade de Goiás, um dos marcos do evento é a Procissão do Fogaréu, marcada para às 23 horas e 59 minutos do dia 16 de abril (Quarta-feira Santa). O evento conta com o apoio financeiro do Programa Goyazes, da Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás, e patrocínio da Equatorial Energia.
A Semana Santa na antiga capital goiana é promovida pela Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, fundada em 1745, juntamente com a Organização Vilaboense de Artes e Tradições (Ovat), a Catedral de Sant’Ana (Pároco Augusto Cezar Pereira), o Santuário de Nossa Senhora do Rosário (Pároco e reitor Frei Cristiano Bhering) e a Paróquia de Santa Rita (Pároco Dennis Divino).